Paul Singer Participa do I CONPES Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária

UFSCar – Universidade Federal de São Carlos sedia 1º Congresso de Pesquisadores de ES com o tema: “Os Desafios Globais do Trabalho com Mediação Solidária”

Entre os dias 17 e 19 de junho aconteceu na UFSCar o I Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária (CONPES), com o tema “Desafios globais do trabalho com mediação solidária”. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária e o objetivo foi o de refletir sobre conceitos e práticas da economia solidária, tendo como contexto aspectos do universo empírico de empreendimentos econômicos associativos e de suas políticas públicas. O Congresso contou com mesas-redondas e grupos de estudos que abrangem temas como trabalho, cooperativismo, autogestão, desenvolvimento territorial e políticas públicas de geração de renda. Apoiaram esta iniciativa o Programas de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (PPGTO), todos da UFSCar, e o Núcleo Multidisciplinar Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI EcoSol). O Congresso também contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, e do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES.

Este primeiro Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária reuniu pesquisadores de todo Brasil e contou também com a participação de professores de outros países como França, Portugal, Argentina e Uruguai, dando ao encontro caráter internacional.

A Conferência Inicial foi ministrada pelo Prof. Dr.  Jean-Louis Laville , sociólogo, professor do Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (CNAM – França) e Coordenador europeu doo Instituto de Economia Política Karl Polanyi, trazendo uma reflexão sobre as raízes profundas das trocas (dádivas) no estabelecimento  de modelos econômicos plurais, mais democráticos.  Discorreu também sobre as alternativas que se oferecem para uma necessária reinvenção da esquerda no século 21, através do diálogo Norte-Sul, tema recorrente em sua obra.

CONFERÊNCIA FINAL – Prof. Dr. Paul Singer (SENAES/USP)

A conferência final ficou a cargo do Secretário Nacional de Economia Solidária, o economista austríaco naturalizado brasileiro, Paul Singer, que participou do Congresso do começo ao final, atuando ativamente nos grupos de trabalho, nos dois dias em que o Congresso aconteceu.

O Prof. Paul Singer destacou a importância da democracia para a implementação de políticas que promovam a economia solidária. Ressaltou a incompatibilidade entre o regime capitalista e a democracia e a importância da economia solidária para promoção de uma verdadeira democracia.   Procurou demonstrar, falando sobre os desafios globais da economia solidária, o papel pacífico e revolucionário que a economia solidária tem representado no mundo no sentido de minorar os sofrimentos produzidos pela economia capitalista, especialmente nessa fase de dominação do capital financeiro desregulado.
Paulo Mancini

Related posts

*

*