Museu na região de Ribeirão Preto (SP) conta história do açúcar e álcool

20131213 Espaçobelomontealcatrazes-1024x541Um dos primeiros engenhos de São Paulo a usar máquinas a vapor na moagem da cana-de-açúcar, o antigo Engenho Central de Pontal (351 km de São Paulo) se transforma, a partir deste sábado (14), no Museu Nacional do Açúcar e do Álcool.

Para a inauguração, prevista para este sábado, prédios e maquinários foram reformados. O espaço também ganhou um acervo de peças de um engenho do Estado de Pernambuco, que foi construído na época do Brasil colonial.

O museu será aberto para visitação pública neste domingo (15). A entrada é gratuita. Neste sábado, a inauguração é apenas para convidados. O novo espaço vai funcionar de terça-feira a domingo, das 10h às 16h.

Os visitantes poderão ver o maquinário da usina a vapor, caldeiras, decantadores e centrífugas usadas na produção de açúcar.

Haverá também peças de engenho do século 16, como as moendas movidas por curso d’água ou tração humana e os pães de açúcar –barris abaulados usados na decantação do caldo da cana.

Luze Azevedo

um Santista, vivendo e aprendendo a jogar; nem sempre ganhando; nem sempre perdendo; mas, aprendendo a jogar!

*

*