IBM apoia projeto para construção de um plano de negócios para cooperativa de catadores de São Carlos

Departamento de Educação Ambiental da UFSCar receberá apoio para elaboração de projeto de apoio à Coopervida

Antigo Galpão de Triagem e Armazenamento para Coleta Seletiva de São Carlos usado pela Coopervida

Entre os dias 13 de março e 7 de abril, a cidade de São Carlos recebe o Programa “IBM Corporate Service Corps 21”, em parceria com a ONG americana Pyxera Global.

Trata-se de um programa internacional de consultoria pro bono (pelo bem público) realizado em diversas partes do mundo. O “IBM Corporate Service Corps 21” acontece no Brasil desde 2007 e São Carlos é a 21ª cidade brasileira escolhida para receber um grupo de consultores do programa. Em um primeiro momento, foram contatadas universidades e organizações atuantes nas áreas de interesse do programa: conservação ambiental e educação.

Após contato inicial e de ser visitado por um grupo de consultores, o Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA), da Secretaria de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) da UFSCar, foi convidado a enviar propostas de atividades que poderiam ser beneficiadas pelo programa. Dentre as propostas enviadas foi selecionada a “Plano de Negócios para a
Coopervida, São Carlos-SP”, desenvolvida com base no Programa de Coleta Seletiva Solidária, em parceria com o Núcleo Multidisciplinar de Economia Solidária (NuMI-EcoSol). A partir da seleção da proposta, a expectativa é que o trabalho dos consultores da IBM junto à Cooperativa de Catadores de São Carlos (Coopervida), com apoio do DeAEA e do NuMI-EcoSol, possa promover melhoria na capacidade de negociação e, consequentemente, de ação da cooperativa, que implicará diretamente no fortalecimento do Programa de Coleta Seletiva Solidária da UFSCar.

Nesse contexto, a UFSCar receberá consultores de três países distintos: Filipinas, República Checa e Irlanda. O evento de abertura do programa será no dia 13 de março, às 9 horas, no Auditório 2 da BCo, na área Norte do Campus São Carlos. Além do projeto com a UFSCar, foram selecionados outros três em São Carlos: um da Associação Pais Amigos Excepcionais (Apae), do Instituto Inova e outro do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP).

 

Matéria divulgada pela UFSCar

*

*