FunBEA – Fundo Brasileiro para Educação Ambiental Realiza Assembleia Geral em São Carlos, SP

No próximo dia 24 de março de 2017, na UFSCar, o FunBEA realiza sua Assembleia Geral para renovação de seus órgãos diretivos. Veja em seguida o edital de convocação e abaixo texto sobre o que é o FunBEA.

Edital de convocação de assembleia geral ordinária do FunBEA

O FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental, com sede e foro na cidade de São Carlos, Estado de São Paulo, na Universidade Federal de São Carlos, na Rodovia Washington Luiz, km 235 – Bairro Monjolinho, CEP: 13565-905, através de seu Conselho Deliberativo, devidamente representado pela Sra. Rachel Trajber, convoca através do presente edital, todos os associados para Assembleia Geral Ordinária, que será realizada na Rodovia Washington Luiz, km 235 – Bairro Monjolinho, no dia 24/03/2017, com a seguinte pauta: Eleição e posse do Conselho Deliberativo, Conselho Consultivo, Comissão de Finanças e Auditoria e do Presidente e Vice do Conselho Deliberativo, outros assuntos de interesse geral, em cumprimento ao previsto em seu Estatuto.

A Assembleia Geral instalar-se-á em primeira convocação às 19hs, com a presença da maioria dos associados e, em segunda convocação, com qualquer número, meia hora depois, não exigindo a lei quorum especial.

Rachel Trajber, representante legal

Sobre o FunBEA – Fundo Brasileiro para Educação Ambiental

Fundo Privado/interesse público/captação de recursos/fomento/ações estruturantes/educação ambiental

O FunBEA é um fundo privado de interesse público, que tem como missão captar e aportar recursos estratégicos para o fomento de ações estruturantes no campo da educação ambiental, em consonância com políticas públicas vinculadas à Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e demais política do campo socioambientais, voltadas ao enraizamento da educação comprometida com processos radicalmente participativos e sustentáveis e com especial atenção às comunidades de base e aos educadores(as) ambientais populares. Tem como premissa fomentar, articular e formar grupos multissetoriais que implementam projetos de mobilização e capacitação nas diferentes temáticas voltadas ao desenvolvimento integrado e sustentável do território.

O fundo atua a partir de três pilares:
1. Político – promoção, conexão e fortalecimento das Políticas Públicas com a participação da sociedade civil organizada;
2. Financeiro – fonte de fomento para Educação Ambiental, buscando o controle social por meio de mecanismos de descentralização, redução da burocracia e ampliação da transparência dos recursos e das formas de participação;
3. Formador – promoção do aprofundamento e da qualificação das ações de Educação para sustentabilidade, aqui entendidas como ações críticas e emancipatórias de ação/intervenção no território.

A iniciativa de criação do FunBEA foi gerada a partir de um grupo de profissionais de universidades como UFSCAR, USP, UNICAMP, e de ministérios como o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério da Educação (MEC), assim como de educadoras(es) ambientais atuantes em diferentes coletivos, especialmente na RUPEA (Rede Universitária de Programas de EA), o que demonstra seu caráter participativo, democrático e descentralizado, desde sua concepção.

Lançado em setembro de 2010, o FunBEA foi criado com objetivo de atuar em espaços e nichos onde os fundos tradicionais não atuam, de maneira capilarizada, fomentando a gestão territorial sustentável, através de processos de formação, com o estímulo à governança participativa e ao pertencimento aos diferentes territórios.

Sua estrutura está organizada através das seguintes instâncias: Conselho Deliberativo, Conselho Consultivo, Comissão de Finanças e Auditoria, Comitê Executivo, Comissões Técnicas e Secretaria Executiva, sendo a Assembleia Geral o órgão máximo de tomada de decisão. Os conselhos são constituídos por representantes dos 5 segmentos (empresarial, acadêmico, governamental, sociedade civil organizada e do cidadão em geral)

Tudo o que diz respeito ao fundo é trabalhado como pauta nas instâncias competentes, debatido de maneira transparente e construído coletivamente entre os membros e com documentos previamente elaborados e com eventuais contribuições de outros membros associados.

 

Texto obtido em: http://www.funbea.org.br/sobre-o-funbea/quem-somos/

Logotipo: http://www.funbea.org.br/midia/logotipo-e-banner/

*

*